Receita de Confit de Tomate Vero

13-confit-tomate

Você conhece a técnica culinária chamada confit?

A palavra tem origem francesa e significa “cristalizado”. Essa é uma maneira de preparar um alimento cozinhando e concentrando o próprio sabor imerso em óleo, azeite ou gordura.

A receita de confit de tomate é conhecida no mundo todo, e além de super saborosa, combina com diversos pratos e até mesmo com hambúrguer caseiro!

Confira a receita!

Ingredientes:

– 1 kg de tomate italiano maduro (aquele comprido normalmente usado para molhos)

– 300 ml de azeite

– Alecrim e/ou tomilho

– 2 dentes de alho

– Sal

Modo de Preparo:

Corte os tomates em 8 pedaços tipo meia lua. Tome cuidado para não cortar muito pequeno para o tomate não desfazer. Coloque-os na assadeira com a casca virada para baixo. Descasque os dentes de alho e pique para que fiquem em pedaços muito pequenos, polvilhe sobre os tomates. Coloque o alecrim ou tomilho por cima dos tomates, espalhando bem. Jogue o sal por cima dos tomates com moderação. E por fim coloque o azeite. Pré-aqueça o forno a 180º (fogo médio). De meia em meia hora confira como estão os tomates, veja como eles ficam após 45 minutos. Quando ficarem bem murchos retire da bandeja e coloque em um recipiente de vidro esterilizado (aumenta ainda mais a vida útil). Para finalizar, cubra com azeite e não deixe nenhum pedaço de tomate sem estar submerso.

Deixe uma resposta

(*) Requerido, seu email não será publicado.