Image

9 Curiosidades sobre o Tomate

O tomate é um alimento que faz parte do dia a dia dos brasileiros, seja como salada ou no molho e até mesmo como suco. O fruto aparece de diferentes formas e tipos e é um verdadeiro sucesso no Brasil e em vários países. Separamos 9 curiosidades sobre o tomate, para que você possa conhecer um pouco mais sobre o fruto.

O tomate é um fruto

Todos os tipos de tomate são considerados frutos, segundo a classificação botânica, ciência que estuda os vegetais. Inclusive, em termos técnicos ele seria classificado como hortaliça também. O tomate é o fruto do tomateiro, riquíssimo em betacaroteno, vitamina e, vitamina c, potássio, cálcio e licopeno – antioxidante responsável pelo tom avermelhado do tomate.

Fonte de Vitaminas

O tomate é um um fruto que tem muitas vitaminas, entre eles o licopeno que é um antioxidante natural. Além disso, ele é rico em vitamina C, vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, potássio e cálcio.

Não é um alimento de origem europeia

Apesar de muita gente achar que  o tomate vem da Itália ele na verdade é nativo de um região que compreende o Peru, Norte do Chile e Equador. E seu nome tem origem na palavra asteca tomatl.

Demorou para chegar na Europa

O tomate só chegou na Europa no século XVI e mesmo assim no início eles não eram consumidos, mas sim usados como objeto de decoração. A Itália foi o primeiro país da Europa a usar o tomate como comida. 

Cultivamos quase todo tipo de tomate no Brasil

O país tem um clima e um terrenos que facilita o cultivo de vários alimentos e é por isso que o tomate é cultivado em vários lugares do Brasil e além disso é possível plantar diversas variedades do fruto.

Existem tomates para saladas e outros para molhos

Qualquer tomate que você escolher pode ser usado para pratos, saladas e molhos. Mas tem algumas variedades que são mais indicadas para cada tipo de receita que você quer fazer, isso acontece por conta das características.

Outros usos

Além das comidas que já estamos acostumados, o tomate também é usado para fazer sucos e até drinks como o Bloody Mary, que leva molho inglês, pimenta e vodca.

Tomates podem virar vinho

No Canadá, na província de Quebec em Baie Saint Paul, uma família criou o primeiro vinho feito com tomates. A bebida segue o mesmo processo de produção da uva, sendo esmagado o fruto, fermentado e prensado. O vinho de tomate tem um intenso aroma, corpo suave e tonalidade dourada.

O tomate já foi considerado afrodisíaco

Na Europa, por muito tempo o tomate foi considerado um alimento afrodisíaco, segundo a lenda o fruto era um ingrediente  de elixires do amor, sendo apelidado de “maçã do amor”.

Todas as frutas tem por traz suas curiosidades, mas você conhecia essas do tomate? Continue nos acompanhando nas redes sociais e em nosso blog e descubra essa e mais curiosidade, dicas e informações sobre o tomate.

Tomate Vero

O Tomate Vero é o novo conceito de tomate italiano com sabor de verdade, cor e frescor. O fruto foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, tradicional marca brasileira de sementes e hortaliças. Para conferir mais dicas como essa, continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.