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Alimentos que não podem faltar no dia a dia das crianças

Para que os adultos tenham saúde, é necessário cuidar da alimentação desde quando é crianças, incentivando-os a ter hábitos alimentares saudáveis, afinal o que aprendemos a comer quando pequenos levamos para toda nossa vida. Por isso, incentive sempre seu filho a ter uma alimentação balanceada, e para isso a melhor forma é ser exemplo.

Além dos alimentos necessários, tem alguns que devemos evitar como guloseimas que possuem muito açúcar e gordura, eles podem afetar a saúde da criança e ainda tirar seu apetite na hora das refeições, quando se tem uma alimentação balanceada o doce não faz falta. Quando se come corretamente o desenvolvimento é melhor e ainda evita problemas escolares até depressão na fase da adolescência.

Para que você consiga planejar as refeições de forma correta é indicado que faça um acompanhamento médico e verifique o peso e o desenvolvimento de seu filho, desta forma também é possível ver se a criança possui alguma alergia ou intolerância a algum alimento. Além disso, com esse acompanhamento você ainda consegue fazer as refeições de acordo com a necessidade dele e controla os nutrientes e a quantidade de cada refeição.

Nutrientes necessários

Proteínas

Esse nutriente é fundamental no desenvolvimento e crescimento cerebral das crianças. Alguns exemplos são as carnes, os ovos e laticínios, eles possuem os aminoácidos essenciais que o nosso corpo não produz mas é necessário, como triptofano,  fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, histidina e valina.  Já as proteínas como a soja, quinoa ou brócolis não são completas, porém possuem outras propriedades nutricionais Na hora de escolher para seu filho tenha alguns cuidados, opte por cortes e carne sem gordura, frango sem pele, peixes mais oleosos como o salmão, queijos brancos e iogurtes.

Carboidratos

Pães, massas e grãos são a melhor fonte de energia para as crianças, principalmente quando são integrais, afinal por mais precisam de muita energia não podem se tornar dependentes de açúcar. Uma dica é  usar cereais matinais, aveia com frutas como banana e mamão, afinal possuem bastante fibras.

Verduras e frutas

Esses nutrientes não podem faltar nas refeições das crianças! 

É neles que encontramos vitaminas e minerais que são essenciais, para deixar de uma forma divertida varie cores e sabores, dessa forma fica mais fácil de seu filho comer. Veja algumas verduras e legumes que são indispensáveis nas refeições:

  • Tomate 
  • Abacate
  • Maçã
  • Brócolis
  • Repolho
  • Cenoura

Hidratação 

Os adultos têm 65% de água na formação do organismo, enquanto crianças possuem 80%, por isso é tão importante que os pequenos tomem muita água. Sucos também podem ser uma opção, mas dê preferência aos naturais, com frutas frescas.

Ensinando seu filho a comer

Não force eles a comer nada, procure explicar a importância de cada alimento, de opções e deixe escolher o que mais lhe agrada. Uma dica importante é não deixar as crianças comer assistindo a telas, incentive comer sempre em família, na mesa, dessa forma você pode influenciar seu filho a ter uma alimentação saudável.

Fora de casa mantenha uma alimentação balanceada, tanto no almoço e na janta, quanto nos lanches. Nas compras de supermercado peça para seu filho te ajudar a escolher, dessa forma ele já vai conhecendo mais cada alimento e se possível deixo-os ajudar a preparar também. 

O importante é que crie hábitos alimentares corretos com seus filhos desde cedo, dessa forma garante o desenvolvimento e a consciência de uma alimentação saudável. E não restrinja isso apenas as crianças, faça parte desses costumes.

Tomate Vero 

O Tomate Vero é o novo conceito de tomate italiano com sabor de verdade, cor e frescor. O fruto foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, tradicional marca brasileira de sementes e hortaliças. Para conferir mais dicas como essa, continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.