Image

Como combater a antracnose

A antracnose surge em épocas quentes e chuvosas e é um fungo que está presente nas plantas e ataca os frutos e mesmo após a colheita a praga pode se manifestar. Com o clima que favorece a elas sua disseminação acontece em lavouras como de soja, tomate, pimentão, berinjela e morango, também aparece em pomares com banana, mamão, maracujá e maçã e pode surgir também em florestas e plantas ornamentais.

Em plantas onde é escassa a presença de nutrientes como potássio e cálcio a praga pode aparecer, além disso quando as raízes são fracas o fungo também surge. Em ambos os casos a proliferação acontece de forma rápida principalmente quando tem matéria orgânica e pouca ventilação próximo a plantação.

É comum a contaminação acontecer durante a irrigação ou a chuva e não é tão simples identificar esta praga, já que ela permanece também nas plantas mortas e nos frutos caídos. O ideal é identificar o quanto antes e ter os cuidados para que a antracnose não se espalhe.

Identificação da antracnose

Em frutas o fungo aparece na casca, como manchas arredondadas e escuras que podem ser confundidas com a podridão, é possível perceber ao redor da região escura um contorno amarelo e no meio pontos laranjas ou em tons rosados que é onde tem a reprodução.

Mas antes de ir aos frutos ele surge nas plantas, nas folhas aparecem manchas nas bordas ou no veio que é onde a água costuma se acomular. 

Cuidado! Se as folhas caírem e formarem cancros nos ramos e troncos, essa propagação pode causar a morte de toda a planta e não tem como retirar apenas a parte onde aparece o fungo, pois ele permanece nas folhas mortas.

Uma dica é quando identificar algo estranho nas plantas levar para análise, para que tenha certeza de qual fungo se trata e a partir daí faça o tratamento correto para eliminar a praga.

Evitar a propagação 

Como a contaminação é maior em raízes e culturas frágeis é necessário ter um cuidado maior com a nutrição das plantas, para que aumente a resistência em relação ao fungo. Também é importante ter um planejamento das podas em áreas afetadas, mas é importante que se faça isso durante o inverno, que é a época onde o fungo é menor por conta do clima desfavorável a ele. 

Quando a parte afetada for retirada é importante que seja queimada em um local onde não se tenha o contato com outras plantas. Uma dica importante é a aplicação de fungicidas, pois mesmo com a poda pode ser que o fungo ainda esteja presente. 

Tomate Vero 

O Tomate Vero é o novo conceito de tomate italiano com sabor de verdade, cor e frescor. O fruto foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, tradicional marca brasileira de sementes e hortaliças. Para conferir mais dicas como essa, continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.