Image

Como escolher tomate no mercado

É bem provável que todos os brasileiros, em algum dia das suas vidas, tenham provado um tomate. Existem, pelo menos, seis tipos de tomate com características específicas que são mais apropriadas para determinados pratos na cozinha, além de trazerem benefícios únicos para o organismo. A escolha de alimentos no supermercado, na feira ou no mercadinho da frente de casa é importantíssima, principalmente as verduras, legumes e frutas.

Por serem mais frágeis, o tomate tem que ser escolhido com muita atenção já que qualquer alteração de cor, manchinha ou batida mais forte na hora da reposição pode significar que ele não esteja apto para o consumo. O tomate é uma fruta não calórica e riquíssima em vitamina A, B e C, potássio, cálcio, fibra e magnésio. É muito importante no desenvolvimento dos dentes, músculos e ossos, ajudando muito na proteção do nosso sistema imunológico e no combate ao envelhecimento precoce.

A Escolha do tomate perfeito

Mas como escolher tomate no mercado? Uma das partes mais relevantes para saber se o tomate está bom o suficiente para levá-lo para casa é a sua pele. Dê preferência aos de pele firme e lisa, evitando os que estiverem moles ou apresentarem manchas escuras na superfície, ok? E isso vale para os tomates vermelhos, amarelos e verdes.

Outra coisa a se pensar é o que você pretende fazer com eles, para molhos e sopas, por exemplo, é melhor escolher tomates bem maduros e vermelhos. Agora para preparar uma salada é super válido que eles estejam em sua melhor forma, com cor uniforme, firmes, com a pele lisa e brilhante.

O tomate italiano

O mais recomendado tipo de tomate para fazer aqueles molhos apetitosos é o italiano. Ele é fácil de reconhecer no mercado por seu formato mais longo do que os demais. Menos aguado e com menor número de semente, este tipo de tomate é adocicado e com sabor bastante presente. 

Tomates italianos maduros, cebolas, azeite, sal e pimenta é o que você vai precisar para fazer um tradicional molho de tomate. Tente usar a criatividade para aprimorar o sabor do seu molho com manjericão e alho ou aliche e alcaparras. Bacon e pimenta calabresa, também pode ser um exemplo de complementação deliciosa para o seu molho.

E se sobrar tomate? Sobra de tomate maduro é maravilhoso para ser transformado em uma geleia de tomate com pimenta! Essa geleia salgada vai muito bem com carne, torta e quiche, vale a pena experimentar. Não tenha medo de arriscar novas misturas e sabores diferentes para deixar sua alimentação variada.

Tomate Vero

Produzindo um novo conceito de tomate com sabor e consistência reconhecidas no mercado, o Tomate Vero está presente em muitas casas brasileiras e te ajuda a desenvolver uma rotina de alimentação saudável e totalmente pautada nas melhores seleções da fruta. Veja nossas dicas de receitas e incorpore na sua alimentação cotidiana o verdadeiro sabor do tomate.