Image

Cuidados necessários ao podar suas plantas

Todo produtor sabe que é fundamental a poda para o desenvolvimento das plantas, dessa forma você ajuda a preservar e protegê-las. Quando feita da maneira correta ainda garante mais força, aumenta seu tempo de vida, previne doenças, auxilia no crescimento e acelera a frutificação.

Mas é preciso ter alguns cuidados com essa técnica para que seu rendimento não diminua e também é preciso ter muita atenção ao fazer, para que não prejudique a saúde e a segurança do operador.

Veja os cuidados necessários para sua poda na plantação!

Cuidados com o operador:

Antes de mais nada precisamos saber quais os cuidados tem que ter a pessoa que vai fazer a poda, e isso começa já na hora de se vestir, já que estará exposto ao sol, chuva, vento e umidade e para sua segurança é preciso fazer o uso de alguns EPIs, veja só:

  • Use boné para se proteger do sol;
  • É fundamental o uso das luvas apropriadas para a poda, para se proteger dos espinhos e de cortes;
  • Não se esqueça do uso de protetor solar.;
  • Use o coldre, para transportar as ferramentas com mais facilidade e segurança;
  • Leve sempre os óculos de proteção, para proteger os olhos.

Caso a poda seja em um local mais alto e tenha a necessidade do uso de escadas, tenha cuidado! 

Para que a poda seja feita da forma correta é preciso ter experiência e conhecimento da planta, portanto se você é novato em podas peça o auxílio de um operador para que você saiba fazer do jeito correto.

Cuidados com o equipamento:

Além dos cuidados com o operador, também precisamos ter com os equipamentos que serão utilizados. Como esse procedimento normalmente é feito entre maio e agosto, temos o costume de guardar as peças e usar só na próxima poda, por isso antes de usar verifique se é preciso fazer uma manutenção.

Já que a tesoura é sua principal ferramenta, veja se ela está quebrada ou com muito desgaste, já que esses fatores influenciam no rendimento de sua poda.Talvez seja hora que comprar uma nova para garantir a qualidade ou dependendo de como estiver trocar a peça que não está com uma boa qualidade.

Lembrando que é preciso manter sua tesoura limpa, sanitizada e bem afiada, por isso após o uso já faça esses procedimentos antes de guardá-las e deixe suas lâminas afiadas para ser mais prático quando precisar usá-las novamente.

Se você utiliza máquinas a bateria para poda é fundamental fazer a manutenção preventiva com uma certa frequência para ver se está funcionando tudo da forma correta.

Tomate Vero 

O Tomate Vero é o novo conceito de tomate italiano com sabor de verdade, cor e frescor. O fruto foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, tradicional marca brasileira de sementes e hortaliças. Para conferir mais dicas como essa, continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.