Image

Tipos de Tomate

O tomate surgiu na região da Cordilheira dos Andes, mas foi só após o século 16 que o fruto ficou mundialmente conhecido, especialmente depois que a Itália desmistificou a ideia que o fruto era venenoso. 

Atualmente, existem diferentes tipos de tomate mais consumidos no Brasil, divididos em dois grupos distintos: o industrial e o de mesa. 

Para fazer essa classificação é analisado a origem das sementes e outras características que determinam qual tomate é mais indicado para determinadas receitas. 

Por exemplo, o tomate de tipo industrial é muito utilizado para extrato de tomate pronto e molhos industrializados, já que sua consistência é ideal para processamento. O tomate de mesa, por sua vez, é facilmente encontrado em supermercados e geralmente é utilizado em saladas ou receitas frias, como tomates recheados

Tomate Caqui

É um tipo de tomate que costuma ser bem graúdo, sendo que alguns chegam a pesar quase 500 g. Não é um tomate incrível para molhos, mas é excelente, por exemplo, para fazer vinagrete, já que não é muito adocicado, mas bem fresco.

Tomate Redondo ou Salada

O tomate redondo, ou tipo salada, é um dos mais consumidos no país, especialmente porque sua durabilidade é bem alta, motivo pelo qual também é conhecido como “longa vida”. Porém, sua cor é mais amarelada e tem menos sabor, dessa forma, é frequentemente utilizado em saladas e quase nunca em molhos.

Tomate Santa Cruz

O tomate santa cruz é um pouco menos ácido que o tomate salada, entretanto, possui mais sementes.Pode ser utilizado tanto em saladas, quanto em molhos. 

Tomate Italiano

O tipo italiano é facilmente reconhecido em quitandas e supermercados, porque seu formato é alongado. É o tomate mais indicado para molhos, já que sua consistência é carnuda e  apresenta menos sementes também.

Tomate Vero

O Tomate Vero é um novo conceito que traz como característica principal o sabor do fruto

Do tipo italiano e mais alongado, o Vero apresenta consistência diferenciada com mais sabor, cor e frescor. A cultivar foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, tradicional marca brasileira de sementes e hortaliças.

A utilidade do Vero é bem abrangente, já que é extremamente saboroso e com consistência diferenciada, por isso vai muito bem em saladas, lanches e pizzas. O fruto é ideal para essas receitas porque ao ser cortado não solta água, evitando assim o excesso de umidade nas preparações. 

O Vero também é muito utilizado para fazer molhos caseiros, pois possui bastante polpa, pouca semente, muito mais sabor e menos acidez, o que gera um molho bem agradável ao paladar. Ele também é naturalmente mais doce que os demais, dessa forma, não é necessário utilizar açúcar durante a preparação.

Além disso, o Tomate Vero oferece diversos benefícios para sua saúde como proteger sua pele contra os malefícios do sol, proporcionar ótimas noites de sono e melhorar a flora intestinal. 

Tomate Holandês

O tomate Holandês é bastante ácido e adocicado, muito utilizado para montar uma boa salada ! É fácil identificá-lo no supermercado, uma vez que ele é vendido em bandejas e com seus raminhos.

 Tomate Cereja

É um tipo de tomate mini, com sabor refrescante e bastante líquido. É comumente utilizado em saladas, espetinhos e canapés. 

Tomate Grape 

Assim como o tomate cereja, o grape também é mini e seu formato é muito parecido com uma uva, por isso a origem do nome. Seu sabor é mais adocicado que os demais, além de ser mais carnudo que o cereja. 
O que achou dessa curiosidade? Gostou? Então aproveite para compartilhá-la em suas redes sociais e continue acompanhando o Tomate Vero no Instagram e Facebook.