Tomate é fruta ou legume?

tomate-e-fruta-ou-legume

Tomates são muito gostosos e fazem parte da alimentação de muita gente, especialmente por conter inúmeros nutrientes e contribuir para uma dieta balanceada. 

Até mesmo quem não é adepto da alimentação saudável, provavelmente já experimentou alguma receita com molho de tomate, como pizzas e macarronadas.

Apesar do tomate conter vitaminas e nutrientes importantes para o corpo humano, assim como a maioria das frutas, sua aparência costuma nos confundir na hora de classificá-lo, afinal de contas, o tomate é fruta ou legume?

Fruta ou Legume? 

Nenhum dos dois, todos os tipos de tomate são considerados frutos, segundo a classificação botânica, ciência que estuda os vegetais. Inclusive, em termos técnicos ele seria classificado como hortaliça também. 

Isso acontece porque consideramos como legumes aqueles alimentos que possuem partes comestíveis como sementes, frutos ou partes desenvolvidas na terra. Já o termo fruta é uma expressão popular que denomina frutos comestíveis e adocicados.

Neste contexto, podemos dizer que abobrinha, cenoura, batata e mandioca são legumes, enquanto o tomate é um fruto. 

O tomate é o fruto do tomateiro, riquíssimo em betacaroteno, vitamina e, vitamina c, potássio, cálcio e licopeno – antioxidante responsável pelo tom avermelhado do tomate.

O que achou dessa curiosidade? Gostou? Então aproveite para compartilhá-la em suas redes sociais e continue acompanhando o Tomate Vero no Instagram e Facebook

Deixe uma resposta

(*) Requerido, seu email não será publicado.