tomate e alimentos antienvelhecimento

Tomate e outros alimentos antienvelhecimento

Existem alimentos que são mais eficazes quando o assunto é envelhecimento e eles são ricos em antioxidantes, como vitamina A, C e E. Além disso, ainda tem os carotenoides, flavonoides e o selênio, capazes de neutralizar os radicais livres. Estes antioxidantes podem ser encontrados na maioria das frutas, vegetais e grãos, que são alimentos que contribuem ainda para reduzir o risco de inúmeras doenças.

Todos nós sabemos que um dia vamos envelhecer, mas existem alguns fatores como o estresse, a poluição, a exposição ao sol e as toxinas que aceleram esse processo e por isso é importante os antioxidantes.   

Veja a seguir alguns alimentos que são considerados antienvelhecimentos 

1. Frutas cítricas, brócolis e tomate

Ricos em vitamina C, as frutas cítricas e muito pigmentadas como a manga, laranja, pêssego, acerola, mamão, melão e goiaba e legumes como o brócolis, tomate, pimentão e couve , são também conhecidas por ácido ascórbico, que é um importante antioxidante, muito farto no organismo, principalmente na pele.

Este tipo de vitamina é essencial para a síntese de colágeno,  que favorece a microcirculação, e ainda diminui as reações cutâneas, além de contribuir para a proteção da pele da radiação solar.

2. Frutas vermelhas, vinho e chá verde

Já as frutas vermelhas, como a acerola, morango, amora e açaí, são alimentos ricos em flavonoides, substâncias que contribuem na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, o vinho, o chá preto, o chá verde e a soja são alimentos/bebidas que também possuem flavonoides, porém, alguns deles devem ser ingeridos com moderação.

3. Grãos de cereais e óleos

Grãos de cereais e seus óleos, como germe de trigo, milho, soja e amendoim e alimentos como ovos, fígado, carnes, peixes e produtos lácteos são ricos em vitamina E, uma vitamina lipossolúvel que é responsável por proteger as células da peroxidação lipídica e ainda estabiliza as membranas de outras estruturas celulares. E a vitamina E, assim como a C, ainda protege a pele da radiação solar.

4. Frutas secas, aves e frutas do mar

Presente em alimentos como frutas secas, aves, frutos do mar, alho, tomate, milho, soja, lentilha, peixes e crustáceos, o selênio é um importante antioxidante que protege as membranas das células, os ácidos nucleicos e as proteínas contra a degradação pelos radicais livres.

5. Vegetais de folha amarela, laranja ou vermelha

Os vegetais folhosos, legumes e frutas com pigmentação amarela, laranja ou vermelha, como o tomate, abóbora, pimentão e laranja, são ricos em carotenóides, que têm também propriedades antioxidantes. Além disso, os carotenóides, principalmente o licopeno, ainda têm a capacidade de inibir os danos causados pelos radicais livres.

Tomate Vero

O Tomate Vero é o novo conceito de tomate italiano com sabor de verdade, cor e frescor. O fruto foi desenvolvido pela Horticeres Sementes, tradicional marca brasileira de sementes e hortaliças. Para conferir mais dicas como essa, continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook.