Tomate engorda ou emagrece?

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O tomate é um dos alimentos mais consumidos entre as famílias do Brasil e do mundo e  estima-se que anualmente são produzidos mundialmente cerca de 60 milhões de tomates. 

Essa popularidade ocorre graças ao bom gosto e variedade de pratos com tomate que podemos fazer, aliados às propriedades saudáveis que esse fruto tem. 

Por exemplo, seu doce sabor e firme consistência contém uma grande quantidade de minerais como o licopeno, potente antioxidante que protege nosso organismo contra doenças crônicas; o fósforo, que contribui para o bom funcionamento dos rins, ossos e músculos; o potássio que reduz a pressão arterial; e o magnésio, que atua no metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos – este último é um grande aliado no processo de emagrecimento. 

Outro benefício do tomate é a presença de vitaminas do complexo B, que transformam o alimento em energia para o corpo; de vitamina A que contribui para a visão, e vitamina C que auxilia na prevenção de doenças ósseas e também ajuda a diminuir o estresse. 

Dessa forma, quem consome tomate diariamente tem muito mais disposição para praticar atividades físicas regulares que, ao ser atrelado à dieta balanceada, auxilia no emagrecimento saudável e gradual. 

Neste contexto, é fácil entender porque o tomate é amplamente indicado por inúmeros nutricionistas, para quem desejar eliminar alguns quilos e manter hábitos alimentares saudáveis. 

Informações nutricionais do tomate

Tamanho da porção: 1 Tomate Vero médio (100g)

Cálcio: 6,9mg

Calorias: 15,3kcal

Carboidratos: 3,1g

Ferro: 0,2mg

Fibra alimentar: 1,2g 

Fósforo: 20,2mg

Potássio: 223,4mg

Proteína: 1,1g

Sódio: 1,0mg

Vitamina C: 21,2mg

Zinco: 0,1mg

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